Como um SSD pode melhorar a velocidade do seu computador

internet rápida
Nos primeiros dias com um computador novo, chega a parecer que não existe nada mais rápido no mundo. A inicialização acontece em poucos segundos, softwares abrem em um piscar de olhos, até a internet parece mais rápida. Com o tempo, porém, a máquina parecer perder o ritmo. Então, logo começam a as acusações. “Ninguém merece essa placa de vídeo”, “tá faltando memória”, “aquele programa acabou com o computador”... Mas o problema, na verdade, deve ser o disco rígido. Por isso, a Sul Internet vai contar o que é o SSD e como ele pode melhorar a velocidade do seu computador.

hard diskO que é um HD?

Antes da sigla HD se popularizar como abreviação para high definition, ela se referia especificamente ao hard drive, a principal forma de armazenamento de arquivos digitais por um bom tempo. O disco rígido funciona como um grande CD com uma capacidade superior de armazenamento. Hoje em dia eles tem em média 1 terabyte de capacidade.

Alguns fatores, porém, surgiram com o tempo para destronar o disco rígido como o método definitivo de armazenamento de dados. Por exemplo, a menor velocidade de transferência. Quando os arquivos utilizados domesticamente não eram tão grandes, isso não incomodava. Entretanto, fotos, músicas, vídeos e jogos hoje são extremamente mais pesados do que eram antigamente.

Além disso, o disco não é um mecanismo tão seguro. Especialmente para dispositivos móveis, como notebooks. O motivo disto é que o mecanismo do HD é complexo e sensível, choques e movimentações mais bruscas podem danificar o dispositivo e dados podem ser perdidos.

E esse tal de SSD?

SSDA sigla quer dizer solid state drive. Essa tal de “memória sólida” é a razão pela qual o SSD vem se tornando o novo favorito no que diz respeito a armazenamento de dados. Essa nova tecnologia apresenta um mecanismo mais resistente a movimentos, quedas, impactos e, até mesmo, impulsos eletromagnéticos. Os ultrabooks e alguns computadores da Apple investiram no novo formato por se tratar de uma forma de garantir maior segurança para os dados do usuário.

Agora você deve estar se perguntando e o que isso tem a ver com a velocidade do computador. Pois, então, lembra-se do que foi dito acima sobre a taxa de transferência do HD? É aí que está a grande diferença. O SSD pode oferecer uma velocidade de até 600 megabytes por segundo. Ou seja, um filme em Full HD levaria cerca de dez segundos para ser transferido. Até mesmo a velocidade de inicialização do seu sistema operacional será maior. Utilizando o SSD, o Windows 8 pode ser inicializado em menos de meio minuto.

Ainda está um pouco caro, mas é o futuro

O único fator que ainda pode afastar usuário é o preço. O gigabyte em memória sólida ainda sai consideravelmente mais caro que o disco rígido. Um SSD com um terabyte de espaço teria um preço muito mais alto que o mesmo espaço teria em um HD.

No entanto, com a popularização da navegação e armazenamento em nuvem, grandes espaços para dados já não são tão necessários em computadores. Talvez esteja na hora de considerar o que é melhor, espaço ou velocidade?

Para fechar a dica: caso o seu computador esteja muito lento e no momento não haja interesse em trocar para o SSD, uma formatação pode ser bem-vinda. Não deixe, no entanto, de estudar a possibilidade de compra.

Continue ligado no Sul do Mundo para mais dicas de informática!

Categoria: Informática
Tags: Dicas, Informática, Sul do Mundo, Tecnologia

voltar para Blog Sul do Mundo

show tsN fwR fsN center|left fwR tsN|left fwR tsN show|bnull|||news c05|fsN fwR normalcase c05 tsN|uppercase c05s|login news fwR normalcase c05|tsN fwR c05 normalcase|normalcase fwR c05|content-inner||