Internet Explorer está com os dias contados, conheça o sucessor

spartan microsoft
A Microsoft está renovando sua presença no mercado de computação doméstica. Com o lançamento do Windows 10, diversas funções estão mudando drasticamente. A mudança mais chocante talvez seja o fim do Internet Explorer. De fato, como já mencionamos aqui no Sul do Mundo, o navegador já não andava bem e havia virado motivo de piadas. De qualquer forma, é estranho – e até um pouco triste – ver o fim de um componente que está na vida dos internautas desde o início da internet brasileira.

E o sucesso do Internet Explorer, no momento, recebe o nome de Project Spartan. Inclusive, os mais curiosos já podem testá-lo junto ao novo Windows. No entanto, a versão ainda está bem incompleta e pode atrapalhar a navegação. Mas não se preocupe, intrépido aventureiro da internet, pois o Sul do Mundo está aqui para contar quais são as promessas e novidades do novo navegador da Microsoft.

spartan microsoftMais conectado

Assim como é a proposta central do Windows 10, o Project Spartan promete interligar todos os seus dispositivos que utilizem o navegador. Seja em seu desktop, Nokia Lumia ou Xbox One, a Microsoft pretende que dados como informações pessoais e histórico sejam compartilhados pelos dispositivos – com a segurança da sua senha, é claro.

Além disso, o sistema deve contar com a presença e auxílio da Cortana, inteligência artificial (semelhante a SIRI da Apple) que a Microsoft está incorporando em seus novos produtos. Assim como sua contraparte da empresa de Steve Jobs, Cortana deve facilitar o uso dos comandos de voz nos aparelhos, além de fazer companhia aos internautas mais solitários. No entanto, a inteligência artificial ainda não aprendeu o português, ficando restrita para os que dominam outros idiomas.

A interface do Spartan segue a linha que a Microsoft começou a utilizar com o lançamento do Windows 8, que é muito semelhante em todos os dispositivos, com ícones quadrados e convidativos para o touchscreen. Há também a presença da função leitura – presente nas últimas versões mobile do Internet Explorer – que elimina as barras de navegação utilizando toda a tela para a visualização de páginas.

windows 10O mais importante!

Como de praxe para a empresa de uns anos para cá, o Project Spartan utiliza o Bing como buscador padrão. E é aí que entra a parte mais importante e o maior atrativo do novo projeto: você poderá substituir o sistema pelo Google! Ou, pelo menos, é o que a Microsoft promete, já que na versão de teste os usuários ainda estão acorrentados ao Bing.

Brincadeiras à parte, um recurso interessante do novo navegador é a possibilidade de fazer marcações na tela. O usuário poderá fazer riscos com o mouse ou o dedo, no caso do touchscreen, e salvar suas anotações diretamente no OneNote.

Ficou curioso com o Project Spartan? Se quiser testar, basta começar a usar a versão de testes do Windows 10. Mas, fique atento, o navegar ainda não está completamente pronto e a navegação pode sofrer com bugs e limitações. Caso não esteja tão desesperado para utilizar o novo recurso, essas informações já servem como um pequeno Spoiler do que está por vir!

Categoria: Informática, Notícia
Tags: Internet, Navegação, Notícia, Sul do Mundo, Tecnologia, Windows

voltar para Blog Sul do Mundo

show tsN fwR fsN center|left fwR tsN|left fwR tsN show|bnull|||news c05|fsN fwR normalcase c05 tsN|uppercase c05s|login news fwR normalcase c05|tsN fwR c05 normalcase|normalcase fwR c05|content-inner||