Não fique sem internet na Páscoa! Saiba como resolver problemas

internetO feriado da Páscoa está chegando! Alguns viajam, outros não. E os que ficam em casa certamente irão querer poder se conectar à internet. No entanto, imprevistos acontecem e, às vezes, a conexão cai e aparenta não querer voltar. Geralmente, esses imprevistos são simples e fáceis de resolver, basta identificar o problema. E é justamente para isso que o Sul do Mundo posta o texto de hoje.

Não precisar soltar os cachorros na internet da Sul! Muitas vezes, o problema é no próprio computador – não necessariamente sendo culpa do usuário, que fique claro. A lista de cinco passos a seguir, mostra soluções para esses pequenos problemas. Depois, então, de tentar os cinco passos, caso o problema não se resolva, talvez seja o momento de contatar seu provedor.

internet

1. Reinicie tudo

Na ordem de sua preferência, desligue o computador, modem e roteador (sendo que os dois últimos as vezes são um aparelho só). Com tudo desligado, ligue, na seguinte ordem, o modem, roteador e PC.

Resolveu? Ótimo! Não resolveu? Calma, hora do segundo passo!

2. Ligue no cabo

Está tentando se conectar pelo Wi-Fi? Faça o seguinte teste: leve seu computador até o modem e roteador. Então, com um cabo Ethernet, ligue o computador diretamente no roteador (ou modem, caso seja embutido). Aí é só reiniciar o computador.

Fucionou? Então o problema é a sua rede Wi-Fi, talvez a senha esteja errada ou esteja com problemas de alcance. Não funcionou? Próximo passo, então.

3. Teste com outros computadores

Possui mais de um computador em casa? Teste-os, tanto no Wi-Fi quanto com o cabo. Se não tiver outras máquinas, convide um amigo ou vizinho e peça o computador emprestado! Com mais de uma máquina ligada, faça as seguintes constatações:

  • O outro PC foi capaz de se conectar a internet?
  • É possível enxergar o outro computador na rede mesmo não se conectando?

banda largaSe a resposta da primeira pergunta é sim, o problema está no seu computador. Se a resposta da primeira é negativa, vamos à segunda. Se os computadores não conseguem se enxergar na rede, o roteador deve estar com sérios problemas! Caso a rede funcione mas a internet não, hora de dar mais um passo.

4. Tire o roteador

Esse passo só é possível para quem tem o modem e roteador separados. Se esse não for o seu caso, pule para a próxima etapa! Enfim, o penúltimo teste consiste em desconectar completamente o roteador e ligar a máquina diretamente no modem. Se a internet funcionar, o problema está no seu roteador. Caso contrário, há um último teste.

5. Teste os cabos

Com o roteador já desligado, troque o cabo Ethernet do modem pelo do roteador – o outro cabo Ethernet que tenha em casa. Se funcionar, é porque o problema estava no cabo do modem. Aí basta comprar um cabo novo para o roteador e a sua internet deve voltar ao normal, em último caso, continue ligado direto no modem enquanto isso.

Dessa vez, não há mais testes. Se não funcionar é porque o problema não pode ser resolvido de forma tão simples. Por sorte, a Sul Internet possui suporte 24h em dias de semana, sábados, domingos e feriados! Caso sua internet não seja da Sul... Então você pode consultar a disponibilidade na sua região!

Categoria: Conteúdo, Informática
Tags: Comunicação, Dicas, Internet, Sul do Mundo

voltar para Blog Sul do Mundo

show tsN fwR fsN center|left fwR tsN|left fwR tsN show|bnull|||news c05|fsN fwR normalcase c05 tsN|uppercase c05s|login news fwR normalcase c05|tsN fwR c05 normalcase|normalcase fwR c05|content-inner||