O que esperar do Microsoft Windows 10

logo do Windows 10Os últimos quatro sistemas operacionais da Microsoft seguiram um curioso padrão de aceitação. Enquanto o Windows XP foi um sucesso, seu sucessor – o Vista – foi terrivelmente recebido e vendeu pouco, pois muitos usuários preferiram seguir utilizando a versão anterior. O lançamento do Windows 7, porém, representou um retorno ao topo para a Microsoft. Em pouco tempo o novo sistema superou as vendas do fracassado antecessor.

Quando a Microsoft anunciou o Windows 8, a reação foi divida. A proposta da empresa de Bill Gates era criar um único sistema que integrasse computadores e dispositivos móveis. No entanto, o sistema frustrou usuários tanto das plataformas mobile quanto dos desktops – ainda que menos que o Vista. Ainda que o oitavo sistema da Microsoft tenha bom desempenho e algumas simplificações, a interface voltada para touchscreen e a biblioteca limitada de aplicativos incomodou os usuários. Mesmo a atualização chamada Windows 8.1 não agradou completamente.

Agora a Microsoft está prestes a lançar a próxima iteração de seu sistema operacional e, se mantiver o padrão, o Windows 10 deve ser um sucesso. O Sul do Mundo fez um levantamento de algumas novidades que você pode esperar do novo sistema.

Navegação otimizada

 O menu iniciar está de volta no Windows 10A Microsoft pretende manter a união entre plataformas (dentre elas celulares, notebooks e o Xbox One), mas, desta vez, pretende melhorar a aparência e navegação do sistema em cada dispositivo. Caso seja detectada a presença de mouse e teclado, por exemplo, o Windows 10 entrará em um modo cuja interface se assemelha à clássica das versões anteriores do sistema. Inclusive, o Menu Iniciar – cuja ausência causou incômodo na versão anterior – estará de volta.

A alternância entre aplicativos também foi foco da atenção da equipe de desenvolvimento. O novo Windows deve acabar com aplicativos que abram exclusivamente em tela cheia e atalhos para navegar entre aplicativos abertos estarão disponíveis na interface. Além disso, uma assistente de voz – como a Siri da Apple – deve dar as caras para todos os usuários do sistema. O nome dessa inteligência artificial é Cortana, inspirada em uma personagem do videogame Halo.

Jogos e multimídia

Jogadores de Xbox terão uma integração muito interessante com o Windows 10. O acesso à Live – rede online do videogame – pelo computador será melhorado e, respeitando que um sistema não consegue rodar jogos do outro, a maioria das funções sociais estarão disponíveis nas duas plataformas. E, ainda, o novo DirectX promete um desempenho e qualidade únicos para os jogos de PC.

O acesso aos aplicativos multimídia será melhorado e o sistema vai ser capaz de rodar nativamente arquivos de mídia nos formatos FLAC, HEVC e Matroska (para vídeos em alta definição), que antes eram exclusivos de softwares terceirizados.

Update gratuito

Quem possui uma cópia original do Windows 7 ou 8.1 terá direito a fazer o update gratuito para a nova versão do sistema operacional. Pelo jeito, a Microsoft quer que o Windows 10 tenha uma grande base de instalada de usuários. O que é uma ação muito boa da parte da Microsoft, pois comprar uma cópia do sistema é bem caro e ter que pagar para substituí-lo no futuro costuma espantar alguns usuários.

Quem estiver se coçando de curiosidade para utilizar o software, pode instalar a versão de teste disponibilizada pela própria Microsoft e comunicar quais são suas opiniões sobre as novidades.

E, você, pretende migrar logo para o novo Windows?

Categoria: Informática
Tags: Informática, Internet, Tecnologia

voltar para Blog Sul do Mundo

show tsN fwR fsN center|left fwR tsN|left fwR tsN show|bnull|||news c05|fsN fwR normalcase c05 tsN|uppercase c05s|login news fwR normalcase c05|tsN fwR c05 normalcase|normalcase fwR c05|content-inner||